
Crianças e Jovens
Finalidade: Garantir a intervenção precoce na infância, com um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na familia, incluindo prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais com o objetivo de minimizar os efeitos nefastos ao seu desenvolvimento.
População alvo: Crianças com deficiência e em risco de atraso grave de desenvolvimento e suas famílias, na área de influência da UCC Nabão.
Finalidade: Pretende dar reposta, a necessidades específicas de forma individualizada, com confidencialidade, numa relação de empatia, confiança, respeito mútuo e sobretudo isento de juízes de valor. Pretende ainda com motivação, criatividade e inovação alertar para comportamentos de risco, promovendo estilos de vida saudáveis, otimizando os recursos pessoais de cada jovem.
Este projeto será adaptado ao Programa Nacional de Saúde Escolar, através de intervenções no Gabinete do Aluno.
População alvo: Todos os jovens em idade escolar.
Finalidade: Intervir na saúde individual e coletiva, na inclusão escolar, no ambiente escolar e na promoção dos estilos de vida saudáveis. Integra os seguintes projetos:
* Inclusão Escolar,
* Saúde Oral,
* Alimentação Saudável,
* Promoção da Segurança e Prevenção de Acidentes,
* Prevenção do Consumo de Substâncias Lícitas, com desenvolvimento do Projeto In-Dependências,
* Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção das DTS,
* Higiene Postural e atividade física,
População alvo: Comunidade educativa dos pré-escolares, das Escolas de Ensino Básico (1º, 2º e 3ºs ciclos), do Secundário público e IPSS.
Finalidade: Fomentar os meios de deteção, promoção da vigilância e o acompanhamento contínuo das situações de risco e perigo de maus tratos, envolvendo crianças e jovens.
População alvo: Crianças e jovens até aos 18 anos, podendo ir até aos 21 (se os próprios assim o desejarem) e respetivos pais/educadores em situação potencial de risco, ou risco, inscritos na unidade de saúde.
Finalidade: Preservar os direitos da criança e jovens em risco, e atua sempre que há informação ou suspeita, que os pais, representantes legais, ou quem a tenha a seu cargo, ponham em perigo a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento, ou ainda quando esse risco possa resultar de ações ou omissões de terceiros ou da própria criança ou jovem.
População alvo: Crianças e jovens até 18 anos em risco e respetivas famílias residentes na área geográfica da UCC.